Casal transforma terreno com lixo em hospedagem sustentável no litoral de SP

Atualizado: Abr 18


O terreno onde se encontra o Sitio Simple Life, na praia de Itamambuca, litoral norte de SP, pertencia a uma pedreira desativada e servia praticamente como um deposito de lixo a céu aberto, escondido num dos cantos desse paraiso.

Apesar do tamanho e localizaçao privilegiada, o terreno demorou para ser vendido, devido a antiga situaçao que se encontrava, apenas com uma pequena casa em ruinas e um amontoado de destroços e lixo espalhados pelo quintal

Essa situaçao perdurou por alguns anos, até que um casal resolveu investir no local e recupera-lo. Depois de alguns meses de trabalho pesado, somando a força de amigos e voluntarios, todo o lixo foi separado e direcionado com boa parte sendo reutilizado na harmonizacao da area ao devido destino. O que deu para aproveitar, virou movél ou teve alguma utilidade na reforma da casa, que ganhou uma novz varanda, com telhas feitas com tubos de pasta de dente reciclados, paredes de pedras e um piso de mosaico feito somente com sobras de marmores descartadas.



Na parte externa, o espaço ganhou também uma cozinha aberta e churrasqueira. O meio do quintal, onde os destroços ficavam mais acumulados antigamente, se transformou na area mais produtiva do sitio, onde foi montada uma agrofloresta, com plantas e arvores diversas.

Todo o tratamento dos residuos também foi pensado de forma ecologica, com a instalaçao de 2 bacias de evapotranspiraçao, onde toda agua dos banheiros são filtradas naturalmente pelas bananeiras e evita a poluiçao do solo e dos rios.

Um hostel e camping com cara de ecovila

Depois da primeira etapa de reconstruçao do terreno, e com a casa ganhando seus primeiros quartos, os donos resolveram abrir as portas para turistas e voluntarios, interessados em visitar a cidade e ao mesmo tempo, estar em contato direto com a natureza.

Além das suites construidas na casa, tendas gigantes foram instaladas em alguns pontos do quintal, equipadas com camas, de casal e de solteiro, ventiladores e pontos de energia.