Antiga trilha indígena ligava o litoral de SP até Cusco, no Peru

Atualizado: Abr 9


Já imaginou poder fazer uma trilha até Machu Picchu, só que partindo do Brasil, mais precisamente do litoral de São Paulo? Meio impossível para os dias de hoje, só que há algumas centenas ou milhares de anos, os indígenas faziam esse caminho de boa, pra lá e pra cá! Essa história, ainda que um pouco enigmática, é sobre uma das mais fascinantes trilhas da América do Sul, o chamado Caminho do Peabiru, que unia a cidade São Vicente, em SP, até Cusco, no Peru.

De fato, essa trilha existiu e o que não faltam são relatos históricos e grandes personagens que, inclusive, conseguiram cruzá-la, em plena época das explorações. Tá afim de conhecer um pouco mais sobre as Peabirus? Então, se liga até o final!

A descoberta da mais fascinante de todas as trilhas da América do Sul

Os primeiros relatos sobre o Caminho do Peabiru ainda causam dúvidas entre os pesquisadores. Há quem diga que a designação do nome veio pelo relato de um jesuíta Pedro Lozano que escreveu o livro História da Conquista do Paraguai, Rio da Prata e Tucumán no século XVIII, mas muitos outros afirmam que o nome já era usado em São Vicente, em SP, logo nos primeiros anos de descobrimento do Brasil.


O importante é que o Caminho do Peabiru começou a se tornar de interesse dos europeus lá pelo ano de 1514, quando uma expedição portuguesa, buscando descobrir onde o novo continente recém descoberto acabaria, acabou encontrando a foz de um imenso rio. Ali, alguns indígenas (originais Charruas) fizeram o primeiro contato com os brancos e disseram que no alto desse rio, muito distante, havia uma civilização riquíssima e repleta de ouro e prata (certamente, eles se referiam aos famosos e poderosos Incas).


Pra quê, né? Logo, os europeus cresceram o olho e, a partir daí, se iniciaram as primeiras incursões por esse imenso rio, que ganhou o nome de Rio de La Plata, até hoje chamada assim (vai dizer que sabia disso?).

Como todo boa fofoca, a notícia chegou a Europa e os espanhóis, vendo que a região do Rio de La Plata pertencia, na verdade, ao território deles pelo Tratado de Tordesilhas, trataram de enviar uma expedição repleta de interesseiros em explorar ao tão misterioso Rio de La Plata e, finalmente, chegar até essa civilização rica no alto do continente (isso mesmo, as primeiras tentativas de descoberta do Peru, se iniciaram pelo sul do continente).

Aleixo Garcia, o cara que completou toda a trilha do Peabiru