Uma volta por toda a Costa do Sol, no RJ, em uma kombi 1972

January 31, 2018

Pra quem não conhece, somos Livio, brasileiro e Alexandra, francesa, a bordo de uma kombi 1972 pelas estradas, no projeto que apelidados de Eco Durismo. O roteiro dessa vez foi uma volta por toda a Costa do Sol, passando pela serra e litoral do Rio de Janei, sem um roteiro estabelecido e se virando do jeito que dava.

Sana

Apesar da kombosa ter apresentado um pequeno problema no alternador, conseguimos concluir a viagem e chegamos bem no Sana View Hostel, que foi nosso primeiro anfitrião nessa viagem.

Acampamos com uma vista unica para todo o vale verde e a kombi se destacava na paisagem.

Passamos ototal de 5 dias nessa vibe, frequentando as cachoeiras proximas ao hostel, pois as principais costumam ficar cheias e rola uma taxa para acessar. Uma noite ou outra, arriscamos ir até o centro da cidade a pé, a dois km do hostel e sem luz na estrada, mas por ser dia de semana, poucas coisas rolavam nos bares locais. Assim mantivemos o ritmo de aproveitar mais o dia do que a noite, e desta forma era facil manter nosso objetivo de gastar menos de R$ 30 por dia.

Nos despedimos e seguimos viagem sentido o litoral.

Rio das Ostras

Descemos a serra, almoçamos em Casemiro de Abreu, num daqueles self services sem balança e partimos para a cidade de Rio das Ostras, ja no litoral e a aproximadamente 50km de distancia do Sana.

Desta vez fomos conversar com os donos do Obelix Hostel e contar nossa aventura e oferecer alguns serviços em troca de hospedagem. Tudo certo e em minutos a gente ja se sentia parte da familia.

Diferente do Sana, Rio das Ostras ja é uma cidade razoavelmente grande devido a exploração do petroleo na região. Apesar de praias e lagoas lindas, parece que o turismo ainda esta dando os primeiros passos; em comparação com outras cidades vizinhas.

A Costazul é a praia mais badalada com restaurantes, bares, um shopping aberto de artesanato chamado Tocolandia, a famosa praça da Baleia e alguns mirantes nas pedras no canto da praia permitem uma vista mais ampla do litoral.

Apesar desta ser a praia mais procurada, foi o outro lado do litoral que nos chamou a atenção: a reserva ambiental de Itapebussus.

Essa area de preservação permanece intocada pelo homem e pra se chegar até as lagoas, com aguas avermelhadas e praias totalmente serlvagens, é preciso caminhar alguns minutos pela areia. A paisagem é unica, com aguas calmas e cristalinas, a região permite banhos de agua doce ou salgada no mesmo lugar.

Ficamos ao total dias na cidade e partimos antes mesmo do final de semana começar. Nosso destino seguinte foi a pequena Barra de São João, a poucos km de distancia.

Barra de São João

De Rio das Ostras até a Barra de São João é basicamente seguir uma linha reta na estrada. A cidade é bem pequena mesmo e se destaca pelo encontro do rio e o mar, com uma pequena igrejinha no alto da pedra.

Fcamos desta vez hospedado na casa de um amigo que esta morando na região de Tamoios, ali do lado e conseguiamos caminhas até a barra sem muitos esforços.

O turismo da cidade é bem popular e os preçossão bem acessiveis, com pratos com peixe a partir de 10 pilas, e aproveitamos pra tirar uma folga na cozinha e ter esse luxo de almoçar na rua.

Passamos o final de semana la e não tem muitas coisas a se explorar mais na pequena cidade a não ser um banho de mar ou de rio. Mas valeu o reencontro com nosso amigo.

Dali partimos sentido Buzios.

Buzios

Ao chegar no famoso balneario de Buzios, fomos recebidos com a costumeira blitz do Detran na entrada da cidade. Tudo em dia com a kombosa e nos dirigimos até Local Friend Hostel, que ja ahaviamos feito contato online e ja nos esperavam pelos os proximos dias.

Estacionamos a kombosa e fomos bater perna nas praias de Geriba e Ferradurinha, ambas ja conheciamos, mas sempre bom reforçar as lembranças.

Visitamos também praias mais proximas ao centro como Brava e dos Ossos, e ainda demos uma desfilada pela Orla Bardot com a kombi enquanto turistas; brasileiros e gringos, apontavam, provavelmente dizendo: Caraca, olha uma kombi laranja e azul, rs.

Pra quemconhece Buzios, sabe que os preços costumam ser salgados, e pra mantermos o padrão Eco Durismo de gastos, passamos quase todas as noites no barzinho do proprio hostel com a equipe e outros hospedes.

Foram dias bem legais, mas depois de 4 noites era hora de seguir, desta vez ao paraiso de Arraial do Cabo.

Arraial do Cabo

Também distante poucos km de estrada chegamos a Arraial, conhecido como o caribe brasileiro. Também ja haviamos conhecido essas terras ano passado, durante a baixa temporada, e podemos afirmar que é a melhor epoca pra visitar.

Chegamos ao 93 Hospedagem, um hostel familiar recem inaugurado e fomos super bem recebidos pela Poliana, proprietaria do local. Dali tiramos o final de tarde pra um mergulho na Praia Grandee no dia seguinte nos arriscamos a chegar nas famosas Prainhas do Atalaia a pé, através de uma trilha que se inicia ao canto da praia dos Anjos e é a unica forma gratuita de se chegar no local, sem contar com os diversos mirantes que tem no caminho.

O lugar é magico, areia branca e agua incrivelmente azul, tudo rodeado por morros verdes. Mas nessa epoca, a galera ta em massa, e achar um lugar tranquilo na areia é impossivel.

Outro lugar que vale conhecer é a praia do Forno, também acessada por uma trilha e igualmente linda. Desa vez acabamos nao visitando, mas ja conhecemos da ultima passada por la.

Cabo Frio

Não poderiamos deixar de visitar a maior cidade da região e por incrivel que pareça, não conseguimos contatar nenhum hostel a tempo para enviarmos uma proposta de troca de hospedagem. Todos responderam,depois da gente ja ter se virado por la.

Acabamos pedindo ajuda através da nossa pagina e um morador local nos cedeu um quartinho para passarmos os proximos dias.Dali caminhamos até a Praia do Forte, num total de 10Km ida e volta. Visitamos também a praia das Dunas do Pero, um pouco mais isolada e com um cenario bem maneiro e por ultimo, a famosa Ilha do Japonês com suas aguas cristalinas, porém bem cheia essa epoca também.

No ultimo dia, soubemos que uns amigos estavam na cidade e passamos a ultima noite na casa deles.

No dia seguinte, partimos sentido Rio.

Caminho de volta

Para sair da região dos lagos, a rota mais usada é a Via Lagos, com bom asfalto e sinalizacão, porém com um pedagio salgadissimo de R$ 15 e sem muitos atrativos. Por isso optamos por uma rota alternativa. Viajar de kombi a 60km/h sem ter uma vista da paisagem seria uma pecado.

No caso para essa rota, tivemos que retornar sentido Arraial do Cabo, seguindo o litoral até Jaconé e esse caminho percorre cidades menos conhecidas e com visuais lindos.

Ja no inicio da rota, na altura de Monte Alto, vimos uma placa da praia de Massambaba, totalmente vazia arriscamos um mergulho, mas a correnteza assustou um pouco.

Dali seguimos um pouco mais e paramos em Praia Seca, banhada pela gigantesca lagoa de Araruama e ali sim, um pequeno lanche e mergulho na agua morna.

De la partimos diretamente ao Rio de Janeiro e fechamos a volta na região da Costa do Sol, durante 19 dias.

Como sempre, costumamos anotar alguns numeros de nossas viagens e repartimos abaixo:

_ Total de 19 dias de viagem

- 02 paradas no mecanico

- Nenhum centavo gasto com hospedagem

- Aprox 600km rodados com a Kombi

- Aprox 91km caminhando

- Custo médio por dia de R$ 37,00 por pessoa (incluindo combustivel, mecanico, alimentaçao e algumas cervejinhas) Nosso objetivo é sempre não passar de R$ 30,00 por dia

- 79% dos nossos gastos foi a soma de combustivel, mecanico e diversão.

-Fizemos amigos para uma vida inteira.

Curtiu? Também viaja de Kombi? Ou sonha em ter a sua um dia? Confira também 06 casais viajando de Kombi pelo Brasil.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicidade
Leia outros posts

Tá Duro?

Pague menos ao viajar. Clique e confira!